Dicas

Afinal, qual é a diferença entre lettering e caligrafia?

Você sabe?

A caligrafia é a escrita com fim em si mesma. É a arte de executar a escrita seguindo modelos caligráficos (existiram vários modelos ao longo da História). Depende de habilidade técnica e prática, pois o produto final da caligrafia é resultado direto das peculiaridades do instrumento e da habilidade manual do calígrafo.

caligrafia

Já o lettering é o ato de desenhar, de traçar letras que sejam adequadas a um fim único e específico, utilizando formas compostas. A ação de desenhar uma letra se desprende das limitações do instrumento utilizado, pois ao traçar os detalhes surge a liberdade para criar outras soluções, que não necessariamente derivem de uma pena caligráfica ou de um modelo de escrita.

lettering

Uma caligrafia pode virar um lettering?

Sim, um lettering pode nascer de uma escrita caligráfica que seja posteriormente retocada e manipulada, manualmente ou pelo computador.

Um lettering pode virar uma caligrafia?

Não. Um lettering pode imitar uma caligrafia, ou seja, um modelo caligráfico, mas por definição ele foi feito a partir do desenho de formas compostas e por isso não será uma caligrafia.

Eu preciso saber caligrafia para fazer lettering?

Não necessariamente. Por se tratar de desenho, basta ter um bom olhar para observar como são as formas das letras e então reproduzí-las. No entanto, tudo o que é relacionado às letras tem origem na caligrafia, por isso é preciso ao menos o conhecimento teórico em relação aos modelos e instrumentos caligráficos para executar um lettering conciso e coerente, mesmo que a intenção do autor seja subverter estes padrões.

E a tipografia?

A tipografia é um conjunto de matrizes de letras reproduzíveis e combináveis entre si. Cada caractere é como uma peça que compomos e usamos para formar o texto, tanto na tipografia tradicional, com tipos móveis, como na tipografia digital. No Brasil, convencionamos a chamar de ‘tipografia’ tudo o que é referente a letras, mas sempre que possível cabe dar o nome correto ao que estamos nos referindo 🙂

6 Comentários

  1. Renato 22.03.2016

    Olá, Juliana!
    Muito bom seu texto! Poderia me indicar umas fontes (livros, autores etc.) que você usou como base para chegar a essas definições? Além do meu projeto @reenquadro, também pretendo realizar uma pesquisa na área.
    Abraço!
    Renato.

    • Usei principalmente o livro the Stroke, do Gerrit Noodzij, e um artigo do Stephen Coles no site Typographica. Além da minha experiência 😉

  2. iasmin lins 20.03.2020

    oi, juliana, gostei muito do site. Queria melhorar a minha caligrafia, vc tem algum material que possa disonibilizar?

    • jumoore 07.05.2020

      Olá!

      Não tenho nenhum material para melhorar a própria letras, mas dê uma olhada nos arquivos para modelos grátis de caligrafia artística.

  3. iasmin lins 20.03.2020

    oi, juliana, gostei muito do site. Queria melhorar a minha caligrafia, vc tem algum material que possa disonibilizar? Obrigada.

    • jumoore 07.05.2020

      Olá!

      Não tenho nenhum material para melhorar a própria letras, mas dê uma olhada nos arquivos para modelos grátis de caligrafia artística.

Deixe seu comentário