Processo Criativo

Processo de um lettering

Na semana retrasada eu estive no workshop Brush Pen Letters do Jackson Alves. Embora eu já trabalhe com a brush pen há um bom tempo e tenha feito Fibra, o workshop da Silvia que apresenta bem como usar a ferramenta, sempre dá pra aprender alguma coisa nova a partir da abordagem de cada profissional. Além disso eu gosto de passar o dia todo desenhando letras como vocês já devem ter percebido 😀

Sempre que estou num workshop com a mente apta ao aprendizado eu sinto que a experimentação flui um pouco melhor, e procuro usar os exercícios que são propostos para criar algo que não esteja na minha listona listinha de projetos. Desta vez, entre outras coisas, aproveitei a dica do Jackson para fazer um lettering desenhando com hachura (estou bem mais acostumada a desenhar a partir do contorno). A técnica é também muito usada para o desenho de fontes e vocês podem ver neste vídeo abaixo, com Gerrit Noordzij, tipógrafo holandês que disseminou essa maneira de desenhar:

No meu caso eu peguei uma lista de palavras que tinha no celular, escolhi “Youth” e comecei a rabiscar. De primeira saiu uma cursiva bem clássica. Analisando depois, quis aumentar o contraste entre os traços, até que resolvi fazer super exagerado, afinal o legal do lettering é tentar ir além do que a caligrafia ou a tipografia podem fazer.

lettering_processo1

O segundo sketch que fiz pra aumentar o contraste acabou saindo bem esquisito hehehe… Fui aumentando o peso dos traços sem pensar muito, foi ficando expandido e não era essa a minha ideia. Dá-lhe mais papel vegetal para corrigir o espaçamento, aumentar a altura de x, condensar e definir melhor os floreios.

lettering_processo2 lettering_processo3

Do terceiro sketch eu resolvi partir logo para a vetorização e fazer os ajustes finais, padronizando espessuras, inclinação e bifurcações. Fiz tudo no FontLab.

lettering_processo4 lettering_processo5

… E o resultado foi esse:

lettering_processo6

Agora um gifzinho 🙂

lettering_processoGIF

0 Comentários

  1. Lucas 04.04.2015

    Olá, o workshop do jack é uma mistura de lettering + caligrafia ou focado mais na caligrafia em sí? Valeo!

    • É meio a meio. Ele ensina brush, passa um alfabeto, e depois mostra como fazer um lettering a partir dessa caligrafia e como usar hachura para desenhar estilo brush.

  2. José Luiz Zaidan Souza 17.03.2017

    Olá! Admiro muito o seu trabalho e quero aprender Letterman. Você pode me indicar livros ou alguns exercícios!? Meu nome é José Luiz Zaidan Sousa. Um abraço e parabéns.

Deixe seu comentário